Dicas de Cuidados
Dicas para conservar as suas peças e mantê-las sempre lindas!
A prata 925 é conhecida também como prata esterlina e contém em sua liga metálica 92,5% de prata e 7,5% de outros metais (principalmente o cobre).
A prata é um metal nobre que, ao entrar em contato com o oxigênio, passa por um processo natural chamado oxidação e escurece.
Ao mesmo tempo, em contato com alguns agentes externos prejudiciais, ela pode sofrer danos como manchas definitivas, riscos e desgaste.
Veja os cuidados com prata 925 necessários para deixar sua joia linda por muito mais tempo!
Por que a prata escurece?
Basicamente, em contato com o ar, gases e elementos químicos, a prata reage e forma uma fina camada de sulfeto de prata, que tem coloração escura.
Em geral, basta limpá-la com frequência para eliminar esse aspecto. No entanto, é bom ter em mente outros cuidados gerais com a prata 925.
Recomenda-se evitar o contato da sua joia com:
• Água (banho, piscina e mar);
• Cosméticos (como perfume, cremes e protetores solar também devem ser evitados);;
• Perfumes;
• Protetores solares e bronzeadores;
• Produtos químicos e abrasivos;
• Produtos de limpeza (água sanitária, cloro, detergentes e qualquer outro produto de limpeza);
• Suor excessivo;
• Umidade.
Esses elementos podem reagir com o metal, causando sua oxidação e em alguns casos, até a corrosão.
Proteja da umidade
Entre os fatores de oxidação natural da prata e seu escurecimento, está a umidade. Definitivamente, a prata não é fã do contato com a água e pode se tornar escurecida por conta desse fator.
Evite deixá-la mergulhada no líquido, não ferva e como dica, guarde em um compartimento com um pedaço de giz (que suga a umidade) ou então enrolada em papel alumínio. Isso evitará retardará a oxidação.
Não entre no mar com a peça
Além de evitar contato prolongado com a água, um outro cuidado com a prata 925 é evitar a salinidade, que é outro processo que contribui para a oxidação.
Assim, retire o objeto caso entre no mar e até mesmo evite praticar exercícios com a joia – pois o suor funciona da mesma forma em relação ao metal.
Limpe após o uso
A limpeza é fundamental, mas muitas vezes passa batida. Após usar sua joia de prata, limpe-a com uma flanela seca gentilmente retirando a sujeira e recuperando o brilho, ou então utilize somente produtos próprios para limpeza do material.
Guarde corretamente
Por fim, sempre guarde ou retire seu acessório antes de dormir ou tomar banho. Isso porque, como falamos, o suor pode prejudicar seu aspecto e brilho por conta do ácido úrico.
Ao guardar, lembre-se de separar as peças individualmente (enroladas em tecido de seda ou saquinhos próprios) para evitar atrito e riscos desnecessários.
Por fim, feche bem o compartimento para evitar o contato com o ar e assim, você terá joias sempre conservadas!
Como limpar zircônia
Frequentemente, as joias de prata vêm com aplicações de pedras – como é o caso da zircônia.
Se você não sabe como limpar zircônia, é muito simples: use água e sabão neutro (de preferência o de coco, líquido) e esfregue gentilmente com uma escovinha de cerdas macias.
É importante lembrar que o calor intenso pode alterar a coloração da gema, assim como os choques térmicos podem causar rupturas. Portanto, evite temperaturas excessivas se esse for o caso da sua joia.
Esses processos, aliados aos cuidados com a prata, farão com que as zircônias tenham sempre o brilho característico intacto.
Importar-se com a sua peça fará com que ela dure muito mais e mantenha sua beleza.
Agora que você já sabe quais são os cuidados com a prata 925, que tal se auto presentear ou mesmo dar um presente especial para alguém?